[37]
3381-4768

TABAGISMO

Em primeiro lugar, por uma questÃo de saÚde. Parar de fumar diminui o risco de morte prematura. Os ex-fumantes vivem em mÉdia mais anos do que os fumantes e reduzem o risco de virem a sofrer de uma doenÇa cardiovascular, de cancro ou de doenÇas respiratÓrias graves e incapacitantes.

Vale a pena parar de fumar em qualquer idade. Os benefícios são tanto maiores, quanto mais cedo se parar de fumar. Quais são os benefícios de deixar de fumar? Após oito horas, os níveis de monóxido de carbono no organismo baixam e os de oxigénio aumentam; Passadas 72 horas, a capacidade pulmonar aumenta e a respiração torna-se mais fácil; Com cinco anos de abstinência do tabaco, o risco de câncer da boca e do esôfago é reduzido para metade;

Ao final de dez anos, o risco de câncer do pulmão é já metade do verificado em fumantes, e o de outros câncers diminui consideravelmente. Após 15 anos de abstinência, o risco de doença cardiovascular é igual ao de um não fumador do mesmo sexo e idade. A aparência renovada, o hálito mais fresco, o travar do envelhecimento precoce e a poupança econômica são fatores adicionais que podem motivar a sua decisão. Como devo proceder? Deixar de fumar pode ser difícil. Tratando-se de um hábito com dependência física e psíquica, os sintomas de privação do tabaco nem sempre se conseguem ultrapassar sem ajuda. Planeje a sua decisão calmamente e, se necessário, recorra a apoio médico. Envolva família, amigos e colegas de trabalho no processo. Onde posso encontrar ajuda? Consulte o seu médico de família. Ele poderá indicar-lhe medicamentos (alguns de venda livre), cuja utilização duplica o grau de sucesso de parar de fumar, recomendar-lhe apoio psicológico ou encaminhá-lo para as consultas de cessação tabágica, disponíveis em vários pontos do país. Querer deixar de fumar e decidir fazê-lo são os passos mais importantes. Mas passar à prática exige esforço e auto-disciplina. Algumas rotinas poderão facilitar a tarefa: Fixe um dia para deixar de fumar. O estabelecimento de uma data ajuda a criar um sentimento de compromisso. Anuncie aos outros a sua decisão. Envolver os que lhe são mais próximos garante-lhe apoio e solidariedade.