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colesterol

O colesterol pode ser considerado um tipo de lipÍdio (gordura) produzido em nosso organismo. estÁ presente em alimentos de origem animal. Em nosso organismo, desempenha funÇÕEs essenciais, como prodUÇÃo de hormÔnio e vitamina D.

As gorduras insaturadas estão presentes, principalmente, em alimentos de origem vegetal. Elas são essenciais ao organismo, mas o corpo humano não tem condição de produzi-las. É por isso que é necessário consumi-las na alimentação. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas na dieta pode auxiliar a reduzir o colesterol no sangue. Quando quiser preparar um pão mais saboroso, prefira margarina light ou diet a manteiga.

O colesterol alto não apresenta sintomas, por isso, quem tem aterosclerose e obesidade, possui história de morte na família por infarto, é sedentário ou alimenta-se com ingestão exagerada de gorduras saturadas, tem mais chances de ter colesterol alto. A aterosclerose não produz qualquer tipo de sintoma até que ocorra a obstrução de uma ou mais artérias.

Existem remédios para controlar o colesterol alto, mas a aterosclerose só melhora com uma mudança mais significativa no estilo de vida. Reduzir o estresse, praticar exercícios físicos, manter a pressão arterial estável e o peso sob controle, são fundamentais para controlar o colesterol.

As pessoas que tem diabetes devem ficar mais atentas:

• Coma mais frutas e vegetais;
• Coma mais peixe grelhado ou assado;
• Coma uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs (as fibras ajudam a reduzir as taxas de colesterol);
• Utilize derivados de leite pobres em gordura: leite desnatado, iogurte desnatado e sorvetes light;
• Evite frituras;
• Pratique exercícios físicos.